terça-feira, 27 de maio de 2008

Pico da Bandeira - Alto Caparaó


De 22/05/08 a 24/05/08

Já fazia algum tempo que eu queria conhecer o Pico da Bandeira, no Parque Nacional do Caparaó, que fica na divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, a cerca de 830 km de São Paulo.

O feriado de Corpus Christi era uma grande chance, por ser o último de 4 dias em 2008, só que eu não havia planejado a trip e nem chamado o pessoal com a antecedência necessária...

Faltando 02 ou 03 dias para o feriado comentei com um amigo (Vinícius) que topou na hora, mas precisávamos pelo menos + 02 pessoas para irmos de carro. Cada um deu um jeito de chamar os amigos e só na quarta-feira pela manhã fechamos em 04 pessoas (eu, Vinícius, Marcelo e Kariocka) a ida para Alto Caparaó!

E o que rolou vc pode ver nas fotos a seguir... rsrs

Ah!! Para ver as panorâmicas é melhor clicar em "Zoom"!!

Este é o site do Parque Nacional do Caparaó, com todas as informações necessárias para a trip e o link para fazer a reserva para entrar no Parque: http://www.ibama.gov.br/parna_caparao/

Link para download de dicas, gastos, mapas, relatos e outras infos sobre essa trip!
http://www.4shared.com/dir/7679632/1652ad7/sharing.html





















































































33 comentários:

  1. Fotos maravilhosas , Renatinha!!!!!!!!!! Putz...me deu ainda mais vontade de retornar lá!!! Beijos!!!

    ResponderExcluir
  2. Ahahahahha...são muito fofos...roubaram comida de vocês ,também ?!

    ResponderExcluir
  3. Valeu Aninha!!!!!!!!!!!!
    Lá é demais mesmo!!! Quem sabe não marcamos outra logo???
    Já tem gente na fila querendo ir pra lá!! rsrs
    Bjosss

    ResponderExcluir
  4. Hahahaha.. são fofos mesmo!!
    A nossa comida não roubaram, mas rasgaram toda a barraca de um pessoal que deve ter deixado algum vestígio de comida por perto.. rs

    ResponderExcluir
  5. Adoro suas panorâmicas!
    Ótimas fotos!!!
    Bjs
    Emilia

    ResponderExcluir
  6. Que bom que gostou Emília!!!
    Dessa vez nem todas as panorâmicas saíram como eu gostaria, mas essa foi uma que ficou legal!!
    Valeu!!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Parabens Renata, trip de dar inveja hehe.

    ResponderExcluir
  8. Parabens Renata, trip de dar inveja hehe.

    ResponderExcluir
  9. oi renata...
    não ei se ai lembrar de mim, mas estarei indo agora pra Machu Picchu, vc me passou seu roteiro e várias dicas....
    Bom direto venho ao seu site (até fiz um aprecido rs!) e agora não pudia deixar de dar o meu depoimento: rs

    Pico da Bandeira - meu refúgio, meu lugar preferido, todos os anos!
    Sou de Ipatinga e fica a uns 220 km desse paraíso!
    Que bom que você conheceu... é mesmo lindo! Vou tanto lá que parece que tem um pedacinho meu lá! rs (talvez um joelho, um tornozelo! rsrs)
    Dia 28/06 estarei lá novamente, último treino antes de Machu Picchu...
    E suas fotos, Parabéns! Ficaram ótimas, profissionais!

    Grande abraço!

    Érica
    (quem sabe um dia não nos esbarramos em algum trekkimg dessa vida! rs)

    ResponderExcluir
  10. Valeu Marcos!!!
    Quem sabe não invento outra ida pra lá logo, aí vcs podem ir junto!!! :)

    ResponderExcluir
  11. Oi Érica! Lembro de vc sim!! Está chegando a data da sua trip pra MP então!! Legal!! Tomara que dê tudo certo!! Curtam muito!! Cada minuto!!! Depois não esqueça de me contar como foi!! :)

    Que bacana que o Bandeira é o seu "cantinho" e que vc conhece bem!!
    Eu adorei ter ido pra lá e já tenho vontade de voltar!! Vários amigos estão a fim depois de ver minhas fotos!!
    É uma sensação muito boa chegar lá no alto depois daquela trilha, de madrugada (com tanto frio) e presenciar o nascer do Sol e aquelas paisagens lindas!!

    E ainda tem um plus!!! Vcs mineiros são show de bola

    ResponderExcluir
  12. Oi Érica! Lembro de vc sim!! Está chegando a data da sua trip pra MP então!! Legal!! Tomara que dê tudo certo!! Curtam muito!! Cada minuto!!! Depois não esqueça de me contar como foi!! :)

    Que bacana que o Bandeira é o seu "cantinho" e que vc conhece bem!!
    Eu adorei ter ido pra lá e já tenho vontade de voltar!! Vários amigos estão a fim depois de ver minhas fotos!!
    É uma sensação muito boa chegar lá no alto depois daquela trilha, de madrugada (com tanto frio) e presenciar o nascer do Sol e aquelas paisagens lindas!!

    E ainda tem um plus!!! Vcs mineiros são show de bola

    ResponderExcluir
  13. Ops! Faltou espaço!

    E ainda tem um plus!!! Vcs mineiros são show de bola como companhia de trilhas e viagens!!! Com certeza podemos inventar alguma coisa juntas um dia!!

    Boa viagem!!! (as duas!! Rs)

    Bjos

    ResponderExcluir
  14. Valeu Márciooo!!
    Essa foi uma das panorâmicas que deram certo!! hehe..
    Bjoss

    ResponderExcluir
  15. Re, vim conferir as fotos e ficar com mais vontade ainda, rs! Já tô com água na boca e contando os dias!
    Só tenho uma coisa pra dizer: Fantástico!

    ResponderExcluir
  16. Oi Carol!!
    Legal!! Até eu olhei de novo as fotos pra me inspirar!! rss..
    É lindo lá!! Vc vai adorar!!! E eu espero estar junto com vcs!!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  17. Ae Re ! vim babar tambem.
    infelizmente nao vai dar para ir com os xuxus em julho, vou no feriado de corpus christi :)

    ResponderExcluir
  18. Oi Raffa!! Legal!!!
    Pena que não vamos no mesmo feriado... Mas vcs vão curtir!!! É lindo lá!!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  19. Rêê ! td bem ? Uma pergunta. Voce que já foi é melhor acampar no Tronqueira ou no Terreirão ? Porque tambem quero conhecer a cachoeira e o Vale. bj e obrigado

    ResponderExcluir
  20. Oi Raffa!
    Tudo bem sim!! E vc?!
    Sobre os campings, em infra-estrutura eles são bem parecidos.
    No Tronqueira vc chega de carro ou de jipe, se for contratar. A vantagem de ficar no Tronqueira é que vc vai deixar o maior peso na barraca e subir até o pico com mochila pequena, levando água, lanche, etc e o saco de dormir pra agüentar o frio lá em cima! O isolante tbém é legal levar, pra sentar na pedra e esperar o nascer do Sol!
    Se vc ficar no Terreirão tem que levar a mochila com barraca e tudo mais até lá, que fica +/- na metade do caminho!
    Quando eu fui fiz a primeira opção e achei bom subir sem peso! Rs.. Dessa vez vamos ficar no abrigo do Terreirão, então vai ser mochila menos a barraca! Vamos ver! Rs...
    Acho vantagem ficar no Terreirão se a intenção for ficar mais 01 dia pra subir os outros picos (Calçado e Cristal), pq aí vai estar mais perto de todos!
    Eu estou querendo fazer isso esse ano, então vai ser bom!!
    A entrada p/ a Cach. Bonita fica na estrada, um pouco antes de chegar no Tronqueira. Nós fomos lá na manhã do primeiro dia. É perto!
    No Vale eu acabei não indo, mas acho que fica bem próximo da portaria do parque! O Augusto deve saber te dizer se é isso mesmo!
    Se tiver mais alguma dúvida pode “gritar”!! rs..
    Bjoss

    ResponderExcluir
  21. Ah! Outra vantagem de ficar no Tronqueira é que lá tem o mirante com vista pra região do Caparaó e a galera se reúne no fim da tarde pra ver o por do Sol de lá! Depois espera um tempo pra subir pro Pico!

    ResponderExcluir
  22. Entendi. Voce saiu que horas do Tronqueira para o Pico ?? 22h não foi cedo demais ?

    que horas voce acha que da para sair do Tronqueira para pegar o sol nascendo ?

    ResponderExcluir
  23. Oi Raffa
    Nós (eu e um dos meninos) saímos as 22:00 hrs do Troqueira junto com um grupo de mineiros que íam fazer a subida bem sossegado pq uma das meninas estava muito ruim de gripe, respiração, etc.. Como eu estava com MEDA (rs) de demorar demais pra subir, resolvi ir junto com eles, mais cedo do que a grande maioria. Nós subimos até o Terreirão em +/- 2 hrs e meia e ficamos lá (na varanda do WC) umas 02 hras, antes de subir pro pico. Tentamos dormir, mas foi dificil, pq o frio estava grande! Não aconselho fazer isso que fizemos.. Acho melhor subir direto, mesmo que num ritmo mais lento!
    A outra metade da subida tbém fizemos em +/- 2 hrs e meia, chegando lá no cume +/- 05:30 da manhã (pelo que lembro), e o Sol já começou a nascer rapidinho!
    O tempo de subida vai variar dependendo do ritmo do grupo de vcs, mas acho que entre 04 e 05 horas no total!
    É legal consultar (na semana da viagem) algum site de previsão do tempo que mostre a hora exata do nascer do Sol naquele dia, como o Climatempo!

    ResponderExcluir
  24. Obrigado Re !
    Acho que vou fazer isso mesmo. Acampar no tronqueira, acordar meia noite e subir. No terreirão, alem de ser mais alto, deve ventar mais tambem. ;) bj

    ResponderExcluir
  25. Legal Raffa!!
    Acho que vai ser melhor assim!!
    E junho e julho lá deve ser uma loucura o frio e o vento! rss...
    Bjos

    ResponderExcluir
  26. Rezinha, tô montando o cronograma da minha trip aqui... dá um help, rs... é tranquilo fazer a cachoeira bonita e o vale encantado no mesmo dia? E depois ainda voltar pro Terreirão?
    Valeeeu!

    ResponderExcluir
  27. Oi Carol!!!
    Legal!! Vamos lá!!
    Acho que não vale a pena subir pro Terreirão e depois descer pro Vale Encantado e Cach. Bonita, pra subir novamente pro Terreirão! É muita coisa! rs..

    Quando vcs chegarem na portaria do parque, provavelmente vcs vão subir a estrada até o Camping Tronqueira (+/-700 m de desnível) de carro, jipe, ou algo parecido! rss..
    A entrada para a Cach. Bonita fica um pouco antes de chegar no Tronqueira e a caminhada é pequena, então vcs poderiam conhecer já no caminho! De repente pedir para o motorista esperar vcs, pra depois continuar até o Tronqueira, ou então vcs descem com todas as coisas do carro, conhecem a Cachu e sobem o finalzinho da estrada a pé. É uma caminhada pequena!

    Do Tronqueira em diante só a pé, e o Vale Encantado fica no caminho! Não sei dizer a distância, mas tbém não e muito! Então esse vcs podem conhecer já na subida para o Terreirão! No caminho tem marcação da entrada pro vale e fica bem perto da trilha, então é questão de minutos pra vcs chegarem lá! Aí conhecem o vale, voltam pra trilha e continuam a subida pro Terreirão!

    Eu acho que essa é a melhor forma de fazer, dependendo da hora que vcs chegarem no parque!!
    Se vcs chegarem tarde e decidirem subir direto pro Terreirão sem parar, aí vcs podem se programar para conhecer o vale e a cachu na descida, na hora de ir embora! Fica tudo na mão! Facinho de ir!! :)

    Enrolei muito ou deu pra entender??? kkkkkkkk...
    Qualquer coisa é só "gritar"!!!
    Bjossss

    ResponderExcluir
  28. Oi Re... entendi sua logística, hehe!
    Minha programação tinha ficado assim:

    Dom: Pegar o bus / avião / cipó, etc
    Seg: Chegada no parque +- na hora do almoço, descanso até a noite
    Ter: Subida ao Pico da Bandeira de madrugada pra ver o sol nascer, Calçado Mirim, Pico 2, Pico do Calçado, Pico do Cristal
    Qua: Cachoeira Bonita e Vale Encantado
    Qui: Pedra Roxa
    Sex: Morro da Cruz do Negro, Pico do Tesouro e Tesourinho
    Sáb: Café da manhã e volta pra casa!

    Mas como ainda tá longe dá pra ir adaptando tudo... voou tentar encaixar esses dois em outros dias e ficamos com mais um dia pra aproveitar outro lugar lá... se bem que eu acho que acabou, rs... as outras montanhas são do lado capixaba... aí sim acho que fica muito longe né!
    Bom, vamos vendo o que dá pra mudar!

    E valeu pelas dicas!!!! :)

    Beijão!!!

    ResponderExcluir