segunda-feira, 20 de abril de 2009

Expedição Monte Roraima (4º dia)











free counters


04/03/09

Fotos: https://plus.google.com/u/0/photos/108083852764703570533/albums/5951241933529104673


Amanheceu um lindo dia!! O quarto dia da trip!!

Como explicava todas as noites o nosso guia, o plano para o dia de hoje era atravessar o topo do Roraima (com todo o equipamento, comida e as cargueiras) até o Hotel Coati, que fica na porção brasileira do monte, correspondente a 5% de sua área total.

Foram aproximadamente 13 km que levamos 08 horas e 10 minutos para percorrer, com paradas para descanso, fotos e lanche!

Logo que começamos a andar, sem a neblina da tarde anterior, mas sim sob um maravilhoso céu azul, comecei a ter noção do que era estar no topo do Roraima, aliás, ter noção não é bem a palavra certa... Acho que a palavra é SENTIR o que é estar no topo!!

Até hoje quando conto sobre a viagem para alguém não consigo descrever exatamente o que senti naquelas primeiras horas de caminhada, e talvez nos 03 dias no topo... O que sempre vinha na minha cabeça quando eu estava lá em cima era aquela foto aérea do Roraima que tinha alimentado minha vontade de ir pra lá (e que estava no meu desktop durante todo o tempo de planejamento da trip)! Eu me imaginava nela, me imaginava no topo, mas parecia que “alguém” tinha me colocado lá em cima, me pegando pela blusa, como num desenho animado. Não parecia ser real! Como vcs vêem, não consigo explicar... rs...

Até que esses dias, lendo um relato na Internet, encontrei talvez a melhor definição do que se passava na minha cabeça.

Antonio Lino, em seu blog “Diz que fui por aí”, escreveu:
“Quando fez-se visibilidade, a pré-história era paisagem. Aqui, sou um anacronismo, um intruso na época em que o mundo era só das rochas.”
http://dizquefuiporai.blogspot.com/2007/10/monte-roraima.html

Era isso o que eu pensava... Me sentia muito bem e completamente feliz, mas ao mesmo tempo uma “intrusa” naquele lugar, que na verdade deveria ficar intocado para preservar todas aquelas belezas!!! Por isso escrevi no meu primeiro relato depois da trip que além de ser o chamado Mundo Perdido, lá é um OUTRO mundo!!! E nós sentimos isso da melhor maneira possível, pois éramos os únicos no topo durante quase todos os dias em que estivemos lá. Não ouvíamos barulhos além dos nossos, dos pássaros ou das águas que cruzamos!! Foi perfeito!!!

Bem, deixando os “devaneios” de lado (rs), caminhamos o dia todo observando, maravilhados, as mais “loucas” formações rochosas!! As que ainda não tinham sido batizadas nós tratamos de batizar, pra nós mesmos!! Rs... No final da manhã uma nuvem baixou, deixando o tempo fechado por alguns minutos e depois foi embora!! Cruzamos um lindo vale com um rio e chegamos no Vale dos Cristais!! Depois das 16:00 hrs chegamos no Ponto Tríplice, fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana, onde paramos para tirar várias fotos!! Continuamos em direção ao Hotel Coati e passamos por uma região de grandes rochas onde tivemos que fazer algumas “manobras” para passar. Cruzamos uma precária pinguela sob uma fenda de alguns metros de profundidade, onde o guia contou já ter acontecido algumas quedas sem sérias conseqüências. Por fim chegamos em um grande platô, onde à esquerda havia um lindo bosque, diferente de tudo que tudo que já havíamos visto e ao fundo estava o Hotel Coati, onde dormiríamos as próximas 02 noites!

Chegamos +/- 17:30 da tarde e montamos acampamento dentro da grande boca da entrada da caverna, que na verdade parecia mais um túnel, com uma clarabóia mais a frente! Eu fui a única dos 05 que arriscou tomar um banho no riacho próximo, já com a noite caindo!

Cansados, jantamos um pouco depois das 20:30 e cada um foi para sua barraca, descansar para o dia seguinte!!


Link para o próximo relato:

.
.

33 comentários:

  1. Essa imagem me deixa completamente hipnotizado!

    ResponderExcluir
  2. A mim tbém Rafael!!!
    Essa imagem foi a principal "culpada" pela minha ida!! rss..

    ResponderExcluir
  3. Dá pra colocar a culpa nela mesmo... é lindaaaaa demais!

    ResponderExcluir
  4. Lá em cima deve ter ficado pior que criança hein Re... fotografando tu-do!!! Lindo demais!

    ResponderExcluir
  5. Cara de foto sua! heheh! Adorei tb! :)
    Ficou lindo o cristal em primeiro plano com o fundo desfocado!

    ResponderExcluir
  6. Ahhhhh, agora minha criatividade funcionou tb! rs!

    ResponderExcluir
  7. Eu não acreditooooooo nisso! Hahahaha! Quem levou essa coisa linda pra lá!?
    Eu virava o escudo no photoshop! rs!

    ResponderExcluir
  8. Só deu eu nos coments. rs... Reeeeee, posta mais dias!
    Estamos aqui vibrando com as suas fotos! Eu fiquei doida... mostrei pro Renato e ele ficou mais ainda! :P
    Beijosss!

    ResponderExcluir
  9. Menina, que coisa impressionante!! Desculpe a ignorância, mas vc sabe dizer como ficou assim?

    ResponderExcluir
  10. O macaco eu achei, mas o sorvete... rsrssrs

    ResponderExcluir
  11. Fiquei mesmo Carol!! E ainda passei pelo apuro de minhas baterias sobressalentes pifarem no 5º dia! E olha que levei 04 jogos de 04 pilhas! O que me salvou foram as Duracell que levei de reserva para a headlamp!! :)

    ResponderExcluir
  12. hahahaha.. Tem que ter imaginação pra achar o macaco de perfil!! rs...
    E o sorvete é de flocos!! Vc não viu Claudinha???? hahahaha...

    ResponderExcluir
  13. Imagino Carol!!!
    Vcs iriam ADORAR tudo aquilo!! Aliás, vão amar!!! Pq vcs vão um dia!! Sei disso!!! :)
    E eu vou junto!! hehe..
    Bjoss

    ResponderExcluir
  14. kkkkkkk...
    Eu e meus ângulos né Carol??!! rs...
    Fiquei a procura do cristal perfeito pra fazer essa foto!! rs..
    Valeu meninas!!

    ResponderExcluir
  15. É o Hotel Coati sim Claudinha!!
    Essa foto ficou meio escura, mas no album do 5º dia tem umas melhores que os meninos tiraram e eu postei!

    ResponderExcluir
  16. Hummm.. Agora vc me pegou!! rs...
    Não sei te dizer Claudinha... Acho até que o guia explicou, mas eu "faltei na aula"!! rs...
    Se o pessoal souber eu posto aqui, ok??
    Bjos

    ResponderExcluir
  17. Só um palavrão para expressar essa imagem...P*** Que o P****!!!

    ResponderExcluir
  18. hehe.. Tbém acho!! Essa trip é uma sucessão de PQPs, nesse sentido, claro!! rss...

    ResponderExcluir
  19. O lugar era lindo demais e o Rafael foi fera nessa foto!!

    ResponderExcluir
  20. Essa imagem é maravilhosa né?!
    Por pouco nós não chegamos na proa! rs..

    ResponderExcluir
  21. pode ser o sorvete comendo o macaco, tb!

    ResponderExcluir