sexta-feira, 24 de abril de 2009

Expedição Monte Roraima (5º dia)









free counters


05/03/09

Fotos: https://plus.google.com/u/0/photos/108083852764703570533/albums/5951247548728837169


Quinto dia da trip!

Depois de chegar ao topo este era o dia mais esperado, pelo menos por mim!!!

Planejamos nossa viagem de tal forma que pudéssemos conhecer o maior número de lugares no topo, e o Lago Gladys era um dos nossos objetivos, mas tbém um dos lugares mais distantes, o que demandaria mais dias lá em cima!

Os pacotes normais que as agências montam para o Monte Roraima têm somente 06 dias, dos quais 03 são para subir, 01 no topo e 02 para descer. Esse tempo só torna possível ir até as Jacuzzis (Las Ventanas, se der tempo), um dos Vales de Cristal, o Ponto Tríplice e El Fosso, numa caminhada a “toque de caixa”, o que não era nossa intenção!

Entramos em contato com uma agência de Boa Vista e várias de Santa Elena de Uairén até que conseguimos montar um plano de 08 dias, com os lugares que queríamos conhecer. Tbém tínhamos a preocupação com o clima. O verão nosso ("inverno" lá) é a melhor época para ir ao Roraima, mas pessoas que nos deram dicas disseram que pegaram muita chuva mesmo nessa época e lemos vários relatos de pessoas que passaram o único dia livre no topo trancadas dentro das barracas por causa da chuva incessante! Com 03 dias inteiros no topo teríamos mais chance de tempo bom! E foi o que aconteceu! Chuva de verdade nós não chegamos a ver nestes 08 dias! Somente dois ou três momentos com garoas que se foram em pouco tempo!!

No dia anterior havíamos atravessado uma grande parte do topo e montado acampamento no Hotel Coati, para ficarmos duas noites! Isso nos deu a chance de caminhar até o Lago Gladys somente com mochilas de ataque, o que foi bom pq neste dia foram cerca de 18 km (ou mais) caminhando sob Sol forte grande parte do tempo!!

Para nossa surpresa o caminho até o lago era totalmente diferente dos dias anteriores!! Muitos trechos alagados, que nos fizeram saltitar de piedra em piedra várias vezes. A linda visão (ao longe) dos Labirintos, lugar praticamente inacessado devido o perigo de seus caminhos sem saída! A floresta de Bonnetias, assim batizado pelo Rafael, uma enorme área completamente coberta de Bonnetias, arbustos endêmicos de cor vermelha, que nos deixou maravilhados!! E um riozinho de águas cristalinas que acompanhamos por um bom tempo e que desemboca no paredão do Roraima, formando mais uma de suas quedas d´água!

Até que por fim chegamos ao Lago Gladys!!! Que lugar!! Completamente inóspito!!!!! Completamente encantador!!!!!!
Só o fato de estarmos em um lugar que poucos tem a chance de conhecer, devido à distância, já é incrível, e aí vemos que além de incrível, é lindo!!!!!!
Um lago no topo de uma montanha, provavelmente formado por um desabamento rochoso que criou ali uma paisagem singular!!! Cada um de nós curtiu o momento caminhando, sentando e apreciando e/ou fotografando e foi uma pena ter que deixar aquele lugar lindo um pouco mais de uma hora depois...

No caminho de volta o Marcos nos propôs explorar uma borda do Roraima que ele ainda não conhecia! Hummm... Interessante!!! Porém fizemos uma pequena “reunião de cúpula” avaliando o tempo que tínhamos até anoitecer e se seria viável!! Optamos pelo sim e foi a melhor decisão!! Que lugar maravilhoso!! As nuvens estavam formando um lindo “tapete” branco no céu e nós admirando tudo de “camarote”!! Com isso não pudemos ver a floresta guianense e só um pedacinho do Tepuy Roraiminha lá embaixo, mas o que vimos já bastou!! Foi lindo!!

Voltamos para o hotel Coati no fim da tarde e ainda tivemos tempo de tomar um banho de rio com a luz do dia, para repor as energias e nos preparar para o dia seguinte, que não seria nada fácil para mim!!


Link para o próximo relato:
.
.


27 comentários:

  1. Linda foto!

    Qual a sua Máquina? Você usa lente grande angular ou é função?

    [ ]´s

    Rapha.

    ResponderExcluir
  2. Inexplicável ver essa graminha verde no meio de tantas rochas...

    ResponderExcluir
  3. Ficou mto bonita essa do Gabriel... e pensar que tem gente que acha que quem faz isso é doido,... imagiiiina, dormir num lugar desses. rs... tem coisa melhor?

    ResponderExcluir
  4. Ai minha condromalácia nessa posição, rs!

    ResponderExcluir
  5. Como pode tanta água lá em cima né!!!

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Rapha!

    Eu tenho uma Canon Powershot A640 e são só as funções da camera mesmo!
    Esta foto foi tirada na função panorâmica. Eu tiro uma seguencia de fotos (com a ajuda de uma marcação no visor, para alinhar) e depois o software da câmera se encarrega de uní-las da melhor forma possível! A função chama Stitch! E tem algumas que eu tirei no formato WIDE, que tbém ficam legais!

    Até mais!

    ResponderExcluir
  7. Verdade! A natureza é impressionante por lá!

    ResponderExcluir
  8. Ficou mesmo!!
    É Carol.. Um "hotel" desse pra gente é melhor que um 5 estrelas, né?? rs...

    ResponderExcluir
  9. rsrs.. Dói assim é Carol?? Hummm.. A minha é mais fraquinha então...

    ResponderExcluir
  10. kkkkkkkk...
    Nessa imensidão até eu fico pequenininha!! rss..

    ResponderExcluir
  11. É Gibson.. Eu lembro quando isso aconteceu.. Eles ficaram quase 24 hrs lá, passaram frio na madrugada, etc.. para depois serem resgatados..

    ResponderExcluir
  12. rss.. Lindo né Jha?!!
    Não sei pq não tinha incluído vc nesse meu Multiply.. rs..

    ResponderExcluir
  13. não tivemos a mesma sorte q vcs, nesse dia. o tempo tava fechado p gente praticamente o tempo todo. mas mesmo assim, incrível!

    ResponderExcluir
  14. ué, n]ao gostou da trip? ficou de saco cheio... hahahaha

    ResponderExcluir
  15. ah eu vi ele, eu vi ele! mas de outro lugar, numa borda lá perto do Coati

    ResponderExcluir