segunda-feira, 22 de junho de 2009

Mérida / Venezuela

A cidade é cercada de montanhas enormes!
"A Plaza Bolívar é a antiga "plaza mayor" da cidade - é a principal praça da cidade e em seu redor ficam os mais importantes edifícios públicos e históricos de Mérida." Wikipédia

14/03/09

Fotos: https://plus.google.com/u/0/photos/108083852764703570533/albums/5951084924737744337

Chegamos na rodoviária de Mérida +/- 15:15 hrs da tarde! O Gabris ficou cuidando das mochilas e eu fui atrás de infos sobre onde poderíamos dormir! No quiosque de informações turísticas peguei as dicas de alguns hostals e de como chegar no centro da cidade! Aproveitei e já me informei sobre a melhor maneira de irmos para Maracaibo, a caminho da Colômbia.

Atravessamos a avenida em frente ao terminal de pasajeros e pegamos a buseta para o centro! Fomos até um hostal que já estava lotado e acabamos ficando na segunda opção, que dizia ter banho quente mas quase não havia água saindo do chuveiro, quanto menos água quente! Rss..
Ao contrário da maioria das cidades venezuelanas, Mérida está na região da Cordilheira dos Andes, portanto o clima lá é bem mais frio do que nas outras cidades que já havíamos passado!

Como o Gabris não conseguia ficar parado (rs) ele foi dar uma volta de reconhecimento das redondezas e eu dei uma descansada, depois de aprox. 19 horas de viagem de Ciudad Bolívar até aqui! À noite saímos para andar pela cidade mas estava garoando e depois fomos usar a internet, por pouco tempo pois fechava às 21:00 hrs…

Quando chegamos na rodoviária à tarde comemos um “Perro Caliente” muito ruizinho e a noite não encontramos nenhum lugar legal para comer ali por perto.. Nosso jantar acabou sendo só algumas bolachinhas que trazíamos na mochila e depois fomos dormir!

Amanheceu o domingo (15/03) e acordamos cedo para caminhar pela cidade!Fomos novamente até a Plaza Bolívar, agora com a luz do dia, e pudemos fotografar os edifícios históricos em volta da praça e a Catedral!

Como a grande maioria do comércio estava fechada e as poucas lanchonetes abertas tinham somente frituras pesadas à venda, nós resolvemos tomar o café da manhã no Mc Donalds! É interessante ver como até um fast food consegue ser diferente em determinados países! Aqui eles fazem diversos sanduíches usando a Arepa no lugar do pão!

Depois disso fomos caminhando até o Teleférico de Mérida que é famoso por ser o mais alto e mais longo do mundo! Vai de 1.577m até 4.765m de altitude!! Pena que está fechado para manutenção há alguns meses, sem previsão de abertura, pois o conserto está totalmente parado… Como eu já havia lido a respeito disso durante o planejamento da viagem, a frustração por não ter feito o passeio não foi tanta, apesar de ser uma das principais atrações da cidade.

Depois fomos caminhando até a Heladeria Coromoto, que está no Guinnes Book como a sorveteria com maior número de sabores no mundo!! Cerca de 800, mas eles tem de 70 a 80 sabores disponíveis a cada dia!! Descobrimos que aos domingos só abre as 14:15 hrs (e às segundas-feiras é fechada!), então resolvemos voltar ao hostal para fechar as mochilas e liberar o quarto. Fomos até o terminal de pasajeros e deixamos as mochilas no guarda-equipaje até a noite, assim pudemos continuar a passear sem peso nenhum! Compramos as passagens para Maracaibo para às 22:00 hrs e voltamos para o centro, onde cada um de nós foi para um lado passear e nos encontramos novamente as 16:00 hrs na sorveteria! Como eu sou “enjoada” não arrisquei tomar nenhum dos sabores esquisitos!! Rs.. Experimentei Pétalas de Rosas e os normais Almendras e Limon!!

Atravessamos a rua e fomos conhecer por dentro a Iglesia del Llano e acabamos assistindo a missa das 17:00 hrs inteira! Foi interessante!

Depois de mais algumas voltas e de acessar a Internet fomos para a rodoviária, onde demos um tempo até chegar o horário da viagem para Maracaibo! Foram aprox. 06 horas de viagem! Quando chegamos fui ao WC e na volta vi que o Gabris já havia sido “interceptado” por uma sra. vendendo passagens para Maicao, na Colômbia! Dessa forma nós cruzaríamos a fronteira!! Em um microônibus muuuuito antigo e apertado, com metade do espaço coberto com sacos e bagagens dos passageiros, num calor caribenho e sabendo que havia uma moça escondida embaixo das bagagens, talvez por não ter documentos para atravessar a fronteira! Foi conosco tbém um casal de holandeses que não estava entendendo muita coisa do que se passava e uma sra colombiana que tinha como documento um xerox de um borrão qualquer, onde nem seu nome podia ser lido, além de várias outras “figuras” locais!!!! Rs…

Esperamos mais de meia hora até que o ônibus estivesse lotado e ajeitado para começar viagem! Eu já estava me “torturando” só de me imaginar 05 horas apertada naquele banco onde mal cabiam minhas pernas!

Durante todo o trajeto fomos parados mais de 10 vezes pela Guarda Nacional Venezuelana, para revistar o ônibus e pedir passaportes e cédulas, no caso dos moradores locais! Imaginem se não tivemos problemas com a sra. do xerox borrado!! Rss… Em todas as paradas a moça que cobrava as passagens dobrava uma nota de BsF 20 até que ficasse um quadradinho e colocava na palma de sua mão. Quando o guarda entrava, ela o cumprimentava e passava a nota sorrateiramente!! Alguns não aceitavam na hora, mas depois que desciam do ônibus vinha um menino e pegava a nota! Fiquei impressionada com tanta corrupção naquela região, e em um curto espaço de tempo!! No sul da Venezuela (região de Santa Elena de Uairén e Ciudad Bolívar) isso não acontece mais, pois quem controla as estradas atualmente é o exército!

Chegamos na fronteira e só nós, os “gringos”, tivemos que descer do ônibus. Fizemos o processo de saída da Venezuela, pagando os últimos BsF 55 que tinha na carteira, e caminhamos até a Colômbia (rs) onde demos entrada no país!! Voltamos para o ônibus e agora a moça que estava embaixo das bagagens já estava sentada normalmente no ônibus!

Após 12 km chegamos em Maicao e já fomos cercados por vários vendedores oferecendo passagens para Santa Marta, que seria nosso primeiro destino colombiano!! Escolhi um microônibus com ar condicionado, para compensar o calor e aperto que passamos no outro bus! Rss… Troquei alguns US$ ali mesmo, somente para as primeiras despesas até chegar em Santa Marta e nos despedimos do casal de holandeses, que iriam direto para Cartagena!

Saímos de Maicao antes das 12:30 hrs e logo paramos em Guajira (“guajira guantanamera”), onde o ônibus lotou! Já nos primeiros kms fiquei impressionada com o tanto de lixo (principalmente sacos e sacolas plásticas) jogados na beira da estrada!! Era demais!! Impressionante aquelas estradas praticamente desertas e áridas, quase sem nada de comércio ou moradia por vários kms, estarem daquele jeito!

A partir daqui foram aprox. 04 horas de viagem, com direito a friozinho (por causa do ar condicionado forte! Rs..), as primeiras paisagens do Mar do Caribe e diversas paradas para entrada de vendedores de carne, biscoitos, banana assada com côco, balas de goma e muitas outras coisas mais, até que chegamos, às 16:15 hrs, em nosso destino!! Santa Marta!!

Aguardem as “cenas do próximo capítulo”!! rs..

Próximo relato: http://remaciel-on-the-road.blogspot.com.br/2009/08/santa-marta-colombia.html