quinta-feira, 26 de julho de 2012

Pinguineira e museus


04/01/2012

Dia de ver pingüins!!!!!

Fomos pra Ushuaia com a dica quentíssima da Lu Akemi, de fazer o passeio para a pinguineira pela agência Piratour, que é a única que tem permissão para os passageiros desembarcarem na Isla Martillo e caminhar bem próximo dos pingüins! A outra dica era reservar o passeio o quanto antes, pois são poucos lugares por dia e tem muita procura, então fizemos isso no dia 02/01, assim que chegamos e fomos dar a primeira volta pela cidade!!

Como o passeio sairia somente as 14:00, antes fomos conhecer os museus Marítimo e Del Presídio! Saímos de lá em cima da hora e no caminho do hostel achamos um lugarzinho na Calle Gov. Deloqui que vendia empanadas deliciosas e esse foi nosso almoço!!

Fomos para o cais para pegar a van que nos levaria para a Estância Harberton, primeira estância da Terra do Fogo, fundada em 1886 pelo missionário anglicano Thomas Bridges e que se encontra a 90 km de Ushuaia, às margens do Canal de Beagle. No local, encontram-se as instalações típicas de uma fazenda fueguina, um cemitério indígena, um museu de ossos de mamíferos marinhos e a casa de chá administrada pela família Goodall, descendente direta de Bridges e ainda proprietária da estância.

Chegando lá fomos direto para o cais, onde pegamos o barco até a Isla Martillo, trajeto que levou cerca de 15 minutos. Desembarcamos na ilha em uma praia cheia de pingüins e o guia foi explicando tudo sobre eles (espécies, hábitos, ciclo de vida, etc)!! Durante a temporada de verão Pingüins Papua e Pingüins de Magalhães se estabelecem ali com fins reprodutivos. A exceção é para um único (e lindíssimo) Pingüim Rei que habita a ilha. Provavelmente ele se desgarrou de seu bando e foi parar lá, mas parece viver em harmonia com os outros! A ilha é uma das três colônias presentes na Terra do Fogo.

Os pingüins da praia estavam mais sossegadinhos, como se estivessem tomando um Sol, mas a medida que fomos caminhando pela ilha vimos uns mais ativos, andando para lá e para cá daquele jeito que vemos em desenhos, meio desengonçadinhos!! Rss.. São todos lindos!! Os Papua são muito engraçados andando com as asinhas abertas, como se precisassem se equilibrar, e os Magalhânicos são uns fofos! Principalmente os filhotes, que mais parecem bichinhos de pelúcia!!
Boa parte do caminho é demarcada por troncos ou cordas, para evitar chegar muito perto deles ou pisar em ninhos, mas muitos entram na trilha e somos “obrigados” a passar bem pertinho deles!! É tentador!! Dá vontade de pegar no colo!! E tem tbém aqueles curiosos, que ficam bem na beirinha da trilha, vendo a gente passar!! Muito bonitinhos!!!
Pena que só podemos ficar 01 hora na ilha... Mas valeu muito a pena conhecer esses bichinhos de perto e despertou minha vontade de ir pra outros lugares pra ver outras espécies, etc!

Voltamos para a estância e caminhamos até o Museu de Aves e Mamíferos Austrais, onde a van nos pegou para irmos embora. No caminho paramos para ver as Lengas Bandeiras, árvores nativas que chegam a ter 500 anos de idade ou mais, e que devido aos fortes ventos de região ficam envergadas como se fossem bandeiras!

A noite fomos comer uma pizza e passear pela cidade!


INFOS:
* Museus Marítimo e Del Presídio (entrada) = ARS 70,00 (válido para 02 dias de visita)
http://www.museomaritimo.com/
* Agência Piratour - Av. San Martín, 847 e no Muelle Turístico (cais)
http://www.piratour.com.ar/


free counters

Nenhum comentário:

Postar um comentário